Racismo nas empresas: Como evitar que sua empresa passe por problemas

Compartilhe

racismo nas empresas

A discriminação por cor, orientação sexual ou deficiência é um assunto que deve ser tratado nas empresas

Racismo nas empresas. Um problema que precisa de solução urgente e que, muitas vezes, e subjugado.

Antes de começar falando do problema, vamos entender alguns pontos. O primeiro deles, e talvez o mais importante: O que é racismo?

O que é Racismo?

De acordo com o CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras e Quilombolas), o Racismo é a discriminação social que é baseada no conceito de raças humanas na qual uma é superior a outra.

Contudo, não é apenas pela distinção de cor que o racismo aparece. Ele é presente também em universos como a orientação sexual, nacionalidade ou deficiências físicas que um individuo possa vir a ter.

O que é Racismo estrutural?

Agora que já sabemos o que é Racismo, vamos entender o termo “estrutural”. Vem do termo, “estrutura”, ou seja, o racismo estrutural é quando um conjunto de práticas institucionais, históricas, culturais e sociais, coloca um grupo social ou étnico em risco, mas mesmo assim não é visto como violência.

O Racismo estrutural está enraizado na sociedade e orienta as relações institucionais, econômicas, culturais e politicas. Quando é praticado, gera uma discussão comum: Foi ou não foi racismo?

Para entender, é sempre interessante consultar órgãos ou formadores de opinião que estudam o tema e têm mais estrutura acadêmica à resposta.

O Brasil e o Racismo

Segundo o Instituto Geledes, o Brasil precisou ser apontado como racista, por organizações internacionais, para que começasse a se mover na luta contra o a violência.

A primeira delas foi a instituição de Cotas pra acesso às Universidades. Depois, a questão educacional trouxe um dos principais avanços: a Lei 10.963 que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afrobrasileira e africana nas escolas públicas e privadas do país.

 A Solução para o Racismo

Talvez seja muito direto. Mas, a solução para o Racismo é de longe a educação. Ao entender as diferenças e aprender a respeitá-las, desde tenra idade, o ser humano é capaz de não repetir atos violentos e opressores.

Contudo, a educação acadêmica forma as futuras gerações. Mas, e os individuos adultos que estão em idade economicamente ativa e não tiveram esse ensino?

Entra no cenário a luta por concessão de informação. O quanto mais melhor, para que estas pessoas possam, além de aprender, tornar-se influenciadores em seus ambientes pessoais e profissionais.

Descubra tudo sobre o eSocial e como sua empresa deve agir

Racismo nas empresas: Como acabar

 

Com todo esse problema acontecendo na sociedade, muitas empresas adotaram políticas de promoção à diversidade. O que significa investir no enriquecimento cultural e na marca, trazendo benefícios a todos os envolvidos naquele núcleo empresarial.

O combate ao racismo é uma ação mundial. Um exemplo disso é a União Europeia que intensificou medidas para eliminar o Racismo e ainda colabora com outros países para promover o alcance deste objetivo. São diversos programas e iniciativas que buscam, acima de tudo, a conscientização e educação das pessoas para evitar atos de violência racial.

Mas, o que a sua empresa pode fazer a curto prazo para combater o Racismo nas empresas?

Tenha conhecimento sobre o assunto

Estude sobre o impacto que o Racismo causa na sociedade e como ele afeta os trabalhadores. Assim, você como empregador, será capaz de colaborar para melhorias importantes.

Trabalhe dados na sua empresa

Saiba quem trabalha para você. É importante você entender quem são estas pessoas para traçar metas comportamentais, demográficas e sociais. O RH e os gestores serão essenciais nesta luta. Use-os a favor da educação.

Reconheça diferenças

Todo ser humano é único. Atue nesta frente. Se você se posicionar com respeito diante de todos, isso será um costume comum. na empresa. Lembre-se que grande parte da cultura de uma empresa surge de seus donos, sócios, diretores…

As pessoas têm vivências diferentes. Cor, gênero, classe social e educação influenciam em como elas se comportam. Saiba entender e respeitar a evolução e limitação de cada um.

Trabalhe a maneira como a empresa se apresenta

Aqui é um ponto importante. Este trabalho precisa ser feito com sinceridade. Não adianta você pegar a diversidade e o respeito a ela apenas da boca para fora. É preciso que a mudança seja sincera. Ainda mais em época de redes sociais onde falhas são encontradas facilmente. O respeito à diversidade deve estar intrínseco e ser sincero.

Promova um ambiente de acolhimento

É importante criar canais de comunicação onde as pessoas podem reclamar, caso se sintam oprimidas. Esta resposta deve ser sincera e vir acompanhada de alguma medida, para que não exista aquela sensação de que nada vai acontecer. Com isso, seus colaboradores sentir-se-ão acolhidos e poderão se expressar com segurança e confiança.

Permita que todos tenham voz

Desde a pessoa que prepara o seu café até o diretor mais importante. Todos devem ser ouvidos. Promova momentos na empresa em que isso acontece de maneira empática e respeitosa. Busque entender, ouvir e fazer com que todos se conheçam. Em empresas grandes, esta ação pode ser feita em blocos. Com áreas e departamentos.

 

 

Compartilhe

Quer criar um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e propício ao sucesso?

Artigos Sugeridos

Amplie seu conhecimento sobre Saúde e Segurança Ocupacional.

PCMSO é um programa indispensável na prevenção das doenças ocupacionais

A Direção defensiva alerta para a responsabilidade no sentido dos

Fundamental para empresas de todos os tamanhos e atuações, a