Saúde Ocupacional

Os Programas de Segurança e Saúde no Trabalho têm como intuito promover, prevenir e reduzir riscos à saúde dos trabalhadores, fazer o diagnóstico precoce das doenças ocupacionais e aquelas relacionadas ao trabalho. O resultado aguardado é uma melhora no bem-estar dos trabalhadores. Assim, condições de trabalho fundamentadas em Programas de Segurança e Saúde no Trabalho, são indispensáveis para assegurar a saúde e a qualidade de vida das pessoas em seu ambiente laboral. Como consequência da melhora no âmbito laboral, a qualidade de vida é otimizada e a produtividade da equipe também é impulsionada.

Até o ano de 1995 apenas as grandes empresas eram obrigadas a manter Serviços Especializados de Segurança e Saúde no Trabalho – SESMT – serviços estes responsáveis pelos programas acima referenciados. A partir do ano de 1995 esta obrigação foi estendida a toda e qualquer empresa que tenha empregado Celetista (com registro na Carteira Profissional e Previdência Social).  Portanto, nos dias de hoje toda e qualquer empresa com empregados (não importa a quantidade) estão obrigadas a incorporar ações de Segurança e Saúde no Trabalho adotando medidas que proporcionem um lugar de trabalho mais seguro e sadio aos colaboradores. Atualmente, é cada vez mais expressivo o número de empresas que priorizam a saúde dos seus empregados e assim, adotam metodologias de proteção e segurança.

A história

A Medicina do Trabalho surgiu com a Revolução Industrial na Inglaterra, no século XVIII. Mas, ainda hoje muitos trabalhadores continuam a se acidentar, e por vezes, perdem suas vidas no ambiente de trabalho. Alguns dos objetivos dos Programas de Segurança e Saúde no Trabalho são oferecer locais de trabalho mais seguros e organizados, reduzir os agentes agressivos, prevenir acidentes e promover a saúde dos trabalhadores.

Importância de investir em saúde ocupacional

O investimento em Segurança e Saúde no Trabalho é fundamental para que as empresas possam cumprir as especificações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), bem como garantir a qualidade e a produtividade no trabalho. Além do cumprimento de todas as normas de Segurança e Saúde no Trabalho, é indispensável que a empresa foque os seus esforços na promoção de políticas de proteção da saúde dos trabalhadores.

Também é necessário que a empresa se ocupe de investir em um plano de ação, tendo em vista os riscos detectados.  Assim, o principal objetivo desse planejamento é reduzir as possíveis consequências  pelo descuidado em relação a Segurança no Trabalho.

Um dos aspectos favoráveis à empresa, é que o investimento em Segurança e Saúde no Trabalho reduz o absenteísmo, como consequência, há um melhor rendimento dos colaboradores e a produtividade é otimizada.

No que concerne à importância de investir em saúde ocupacional, há dois enfoques: o referente à empresa e o relacionado ao colaborador.

Para as empresas, investir em ações que priorizem o bem-estar dos colaboradores, melhora o desenvolvimento da equipe de trabalho, reduz custos com processos e finalmente, potencializa os rendimentos financeiros.

Já aos empregados, o investimento em Segurança e Saúde no Trabalho proporciona mais qualidade de vida laboral, condiciona a empresa a cumprir com as normas regulamentadoras e permite que eles desempenhem suas atividades com mais motivação.

Razões para investir na gestão de saúde ocupacional estratégica

Quando a organização coloca a saúde dos colaboradores em primeiro plano e investe nos Programas de Segurança e Saúde no Trabalho, ela consegue resultados mais eficientes em termos financeiros.

Além disso, muitos outros benefícios podem ser percebidos ao prestar atenção à saúde dos empregados, sendo eles: menor tempo de afastamento das atividades, minimiza os casos de doenças de cunho psicológico, colabora para menor rotatividade de profissionais por insatisfação, entre outros fatores.

Ambiente de trabalho mais adequado

Empresas que valorizam a segurança e a saúde de seus colaboradores geram mais motivação. Um ambiente mais saudável, deixa os empregados mais satisfeitos, proporciona uma rotina mais leve e potencializa a comunicação entre as pessoas, isto é, estimula as relações interpessoais.

Como resultado, os colaboradores aumentam a sua autoconfiança e sentem orgulho de trabalhar na organização. Este último aspecto é potencializado uma vez que as pessoas entendem que a organização as valoriza.

Diminuição dos acidentes de trabalho

Ao investir em prevenção, a empresa consegue reduzir a ocorrência de acidentes. A segurança no trabalho realiza funções com enfoque na prevenção e na garantia da integridade mental, emocional e física do colaborador. Além disso, a diminuição de riscos possibilita que a empresa estimule a produtividade.

Contenção de custos

A prevenção diminui o número de acidentes laborais, portanto, é possível diminuir gastos com ações judiciais e afastamentos.

A redução do absenteísmo, a diminuição dos riscos e de custos com doenças são apenas alguns dos benefícios que as organizações obtêm ao adotar práticas de Segurança e Saúde no Trabalho.

Melhora na produtividade

Quando o profissional sabe que a sua atividade pode incorrer em riscos ao seu bem-estar, ele automaticamente sente-se desmotivado e reduz o ritmo de trabalho. Já, ao sentir-se protegido e cuidado pela empresa, ele melhora o seu desempenho.

Ao incorporar Programas de Segurança e Saúde no Trabalho, a performance, assim como o desempenho dos colaboradores melhora excecionalmente. Como consequência, o trabalhador produz mais.

Em suma, apostar em ações de saúde ocupacional e priorizá-las dentro da organização, não é mais uma opção e sim uma obrigação.

Hoje em dia, o MTE obriga as organizações, independente do seu porte, a colocar em prática posturas que reduzam o risco de acidentes dentro do ambiente laboral e que otimizem os seus resultados.

Assim, tanto a empresa quanto os colaboradores, ganham ao melhorar as condições de Segurança e Saúde no Trabalho.

Tire suas dúvidas e saiba como podemos ajudá-lo.

Solicite um Contato »

Solicite uma proposta

Preencha os campos abaixo corretamente
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Logo bmpc