Procuração Eletrônica: O que é e como Emitir

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procuração eletronica

Facilidades que auxiliam processos para cessão de direitos e agilizam questões importantes

 

A procuração digital ou procuração eletrônica é um dos maiores pontos de inovação da Receita Federal.

Com isso, o órgão trabalha para modernizar seus processos e também facilitar a vida de quem depende do uso da certificação para resolver problemas. 

 

As vantagens para quem emite a procuração eletrônica são inúmeras. Por exemplo, um empreendedor pode emitir em seu nome e agilizar tarefas de rotina, delegando representantes para concluir determinados negócios que beneficiam a empresa.

empreendedor sentado em seu escritório de frente para o computador onde ele emite uma procuração eletrônica

Vantagens de emitir a procuração Eletrônica

 

  • Fechar acordos;
  • Assinar documentos;
  • Representar a empresa em órgão públicos;
  • Representar pessoa física em órgão públicos;
  • Realizar contratações;

Além disso, com a modernização de alguns pontos do sistema, estas atividades podem ser realizadas rapidamente, com menos burocracia e mais agilidade. 

 

Como funciona a procuração?

 

Ela permite que o contribuinte autorize outras pessoas a acessar os serviços eletrônicos oferecidos pela Receita Federal.

Como este acesso é feito por meio de um certificado digital, é importante e indispensável que tanto o outorgante (quem emite a procuração) quanto o outorgado (quem recebe a procuração) utilizem o sistema de certificação digital. 

Para se cadastrar e poder emitir a procuração com certificado digital siga estes passos:

 

  • Acesse o site da Receita Federal
  • Acesso o e-CAC e clique na opção “atendimento virtual”
  • Clique em Certificado Digital
  • Ao ser redirecionado para a página do e-CAC acesse “senhas e procurações”
  • Clique em: Cadastro, Consultas e Cancelamento — Procuração para e-CAC
  • Em “Cadastro”, defina se os dados do procurador serão referentes à pessoa física (CPF) ou pessoa jurídica (CNPJ) e o período de validade (máximo de 5 anos);
  • Defina que atividades o procurador poderá fazer em seu nome (declaração de imposto de renda, e-financeira, parcelamentos, pagamentos, leilões eletrônicos, declaração sobre operações imobiliárias, SPED e outras coisas)
  • Clique em “Cadastrar Procuração”;
  • Clique em “executar”;
  • Confira se os dados estão corretos, bem como as obrigações;
  • Clique em “assinar documento”;
  • Agora é o momento de colocar a senha do certificado digital;
  • Após a conclusão da operação, surgirá a mensagem de confirmação e você deverá clicar em “Ok”

 

fachada do prédio da receita federal

Vantagens em aderir a procuração eletrônica

 

Uma opção para agilizar processos empresariais e melhorar o gerenciamento de documentos importantes. Além, da possibilidade de delegar tarefas que tomariam bastante tempo no seu dia a dia. Mas, não é só isso. Com ela você terá:

  • Segurança aprimorada – a certificação digital garante essa proteção
  • Rapidez na autenticação e remessa de documentos
  • Unificação de informações, uma vez que a digitalização dos documentos substitui a papelada
  • Gerenciamento dos documentos – Digitalizados, eles tornam-se mais fáceis de organizar
  • Comodidade
  • Consulta com rapidez por meio do Cloud Computing
  • Redução de despesas operacionais, pois não há a necessidade de cartórios para reconhecimento de firmas

A procuração eletrônica tem validade jurídica?

 

Sim! A MP n 2.200/2.001, que está em vigor, garante a plena validade jurídica da assinatura eletrônica, via certificação digital para autenticar documentos de qualquer natureza. 

Normalmente, uma MP tem apenas 60 dias de validade, mas no caso da procuração eletrônica a conversão em Lei foi determinada pela Emenda Constitucional n. 32/2001, sendo assim, continua com pleno vigor! 

 

Pense no seguinte exemplo: Você está contratando um novo funcionário e ele precisa assinar uma série de documentos.

Todos podem ser assinados digitalmente, o que poupa tempo e otimiza os trâmites da contratação. Já quem está assinando a contratação tem muito mais liberdade para cuidar de outras questões, uma vez que não precisará se locomover até um cartório ou escritório. 

 

O mesmo é se você precisar contratar uma empresa para medicina do trabalho ou saúde ocupacional. Estes trâmites podem todos serem realizados via certificação digital e você vai se preocupar apenas em garantir que a empresa atenda às suas necessidades. 

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