O que você deve levar em consideração ao contratar uma empresa de saúde ocupacional

Compartilhe

empresa de saúde ocupacional

Entenda quais fatores devem ser ponderados para tomar sua decisão

A saúde deve ser incentivada em todos os ambientes profissionais, seja qual for o porte ou segmento de atuação da companhia. Para isso, é fundamental ter o auxílio de uma boa empresa de saúde ocupacional.

Essa escolha, porém, pode ser tão complicada quanto é necessária, já que a decisão impactará diretamente nas medidas que serão aplicadas no dia a dia da companhia, o que influencia tanto na saúde dos colaboradores quanto em sua qualidade de vida e no desempenho da empresa como um todo.

Por isso, é preciso comparar as características e especificidades de cada companhia da área, de modo que seja possível tomar a melhor decisão possível, embasada e fundamentada em critérios sólidos e relevantes.

Vamos conhecer alguns dos principais fatores a se pensar para essa escolha, de modo que os resultados trazidos por ela sejam altamente benéficos e que se reduza consideravelmente os riscos de arrependimento por uma escolha duvidosa.

empresários fechando negócios para contratar uma empresa de saúde ocupacional

 

Como escolher a melhor empresa de saúde ocupacional?

 

Ao analisar com cuidado todas as características a seguir, a tendência é de que você consiga escolher a companhia ideal para adequar o modus operandi de sua empresa, de modo que ela siga aos critérios de saúde ocupacional necessários.

 

Experiência de mercado

 

A saúde no trabalho é um assunto que já existe há anos. Até 1995, apenas as grandes empresas tinham que manter Serviços Especializados de Segurança e Saúde no Trabalho (SESMT), obrigação que se estendeu a todas as que possuem funcionários contratados pelo regime CLT a partir de 1995.

 

Ela já existe há tempos e se atualizou em algumas exigências e necessidades com o passar desse período, o que significa que as empresas que prestam esse tipo de serviço precisam estar atentas às mais recentes obrigatoriedades e exigências.

 

Esse é um dos pontos que mostra que a experiência é um fator preponderante para escolher uma empresa de saúde ocupacional, já que isso comprova que ela foi capaz de se manter no mercado por anos a fio, sempre mediante o atendimento das necessidades dos clientes.

 

A comprovação é importante para mostrar ao cliente que a empresa tem bagagem suficiente na área, bem como os conhecimentos técnicos e práticos necessários para prestar serviços com excelência.

 

Reconhecimento no mercado

 

Além do tempo de experiência, outro fator importante é quão reconhecida ela é no mercado, um indicativo direto de sua qualidade, a ponto de fazer com que os clientes e o público em geral se lembre dela quando pensa em seu segmento de atuação.

 

Ao pensar como funciona a perícia médica trabalhista, se isso remete imediatamente a alguma companhia, esse é um sinal de que ela estabeleceu uma boa imagem a respeito de seus serviços, mesmo em um mercado competitivo.

 

Escolher uma empresa de saúde ocupacional bem reconhecida no mercado pode fazer com que a qualidade dos serviços prestados seja ainda maior, neste que é o cenário ideal para a empresa contratante.

 

Quantidade de serviços prestados

 

Quem sabe o que é saúde ocupacional entende que essa é uma área que se complementa a outras, como segurança do trabalho e perícias judiciais, por exemplo, a ponto de elas se interligarem em determinados assuntos e necessidades.

 

Por exemplo, quando uma empresa de saúde ocupacional presta seus serviços de acordo com o que exige a lei, ela evita que o cliente passe por problemas em perícias judiciais, o que também se torna possível graças à segurança do trabalho que se encontra naquele ambiente profissional.

 

Esse é apenas um dos exemplos em que as áreas se conectam, o que deixa claro que é benéfico quando a empresa de saúde ocupacional também atua nas demais áreas correlatas, o que faz com que suas soluções sejam completas para as demandas dos clientes.

 

O benefício também pode ser sentido por parte do contratante, que não precisará contar com diferentes empresas para a prestação dos serviços, o que centraliza todos eles na mesma contratada e facilita a comunicação entre as partes.

Medidas tecnológicas adotadas

 

Nós vivemos em uma sociedade conectada. Dados da Hootsuite e do We Are Social mostram que 4 bilhões de pessoas no mundo estão conectadas à internet, sendo o Brasil o 3º país com mais tempo online, com uma média de 9 horas e 14 minutos conectados por dia, atrás apenas de Tailândia e Filipinas.

 

Esse é apenas um indicativo de que a internet já faz parte do nosso cotidiano, o que tende a aumentar com o passar do tempo, já que as soluções online se mostram presentes em diversas áreas, de pagar contas a fazer compras e até mesmo trabalhar remotamente.

 

Portanto, um critério nem sempre pensado, mas que deve ser considerado para a escolha de uma empresa de saúde ocupacional, é o quão conectada ela está, o que também influencia na praticidade que os clientes terão no contato.

 

Como é preciso acessar documentos legais, operacionais e gerenciais para a realização de determinadas tarefas no ambiente profissional, é recomendado que estes tenham fácil acesso a qualquer momento através da internet, também de modo a não prejudicar a produtividade e eficiência da empresa contratante.

 

Tome a melhor decisão possível na escolha da empresa de saúde ocupacional!

 

Por ser uma área tão importante para a sua empresa, que a faz estar ou não dentro das exigências legais, é de suma importância fazer essa escolha com cautela para evitar maiores problemas a curto, médio e longo prazo.

 

Embora não esteja na lista, também vale a pena comentar sobre os preços que são cobrados pela empresa de saúde ocupacional. Se eles estiverem muito abaixo da média do mercado, esse pode ser um indicativo de baixa qualidade, o que também é prejudicial ao contratante.

 

O Grupo BMPC atende a todos os critérios citados, já que tem mais de 25 anos de experiência, é especializado em segurança do trabalho, assessoria jurídica, perícias e eSocial, além de oferecer soluções online aos clientes, ter sido indicado 5 vezes ao Top of Mind e proporcionar um bom custo-benefício nos serviços oferecidos.

Conte com os serviços oferecidos pelo Grupo BMPC e veja como ele oferece todas as características que você procurava em uma empresa de saúde ocupacional, neste que pode ser o início de uma parceria duradoura e com ótimos resultados para sua companhia!

Compartilhe

Quer criar um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e propício ao sucesso?

Artigos Sugeridos

Amplie seu conhecimento sobre Saúde e Segurança Ocupacional.

PCMSO é um programa indispensável na prevenção das doenças ocupacionais

A Direção defensiva alerta para a responsabilidade no sentido dos

Fundamental para empresas de todos os tamanhos e atuações, a