7 dicas para adequação do eSocial

Compartilhe

dicas para adequação do eSocial

A tecnologia tem sido aplicada em diferentes áreas para maior transparência e eficiência e o mesmo tem acontecido na relação entre empresas e governo. Um exemplo é a adequação do eSocial, sistema que permite a integração de dados dos trabalhadores em todo o país.

O objetivo da adequação do eSocial é que os cadastros das empresas estejam de acordo com os dados dos trabalhadores nos órgãos federais, como Previdência Social e FGTS, por exemplo. Além disso, diversos eventos devem ser informados, como admissões, desligamentos, afastamentos e outros.

7 dicas para adequação do eSocial

Como funciona e quais os benefícios do eSocial?

Devido permitir uma base nacional de informações sobre os profissionais, tanto em registro CLT, como servidores públicos, estagiários e outros, o eSocial oferece mais segurança e transparência nas relações trabalhistas e reduz as chances de fraudes na área.

Todos os processos devem ser realizados por meio do software oficial e com as adequações do eSocial no que se refere ao layout e às informações solicitadas.

As empresas já precisaram adequar-se às fases 1, 2 e 3, sendo que a segunda consistia no envio de informações de todos os trabalhadores. As fases 4 e 5 ainda estão sendo implementadas em algumas empresas, sendo a data limite até janeiro de 2019. Elas consistem na substituição da GFIP e compensação cruzada e o envio de dados de segurança e saúde do trabalhador.

Entre os benefícios que podem ser destacados do sistema estão a transparência, menores chances de fraudes, respeito à legislação trabalhista e funcionamento integrado das informações dos trabalhadores, beneficiando tanto empregadores quanto empregados.

Como realizar a adequação do eSocial?

Devido à complexidade e importância, muitas empresas têm dúvidas sobre a adequação ao eSocial, o que faz com que muitas estejam atrasadas na implementação das medidas, podendo resultar em multas. A seguir, destacamos 7 dicas para realizar a adequação ao eSocial.

1. Mapear os processos

O primeiro passo é realizar o mapeamento dos processos, considerando as informações necessárias à adequação do eSocial e como esses dados são processados atualmente na empresa para evitar omissões ou erros. Entre as informações que são exigidas pelo eSocial estão:

  • Admissões;
  • Demissões;
  • Adiantamento de salários;
  • Desconto de faltas;
  • Horas extras;
  • Afastamentos.

Assim, a empresa deve mapear como essas informações são geradas atualmente de forma a enquadrá-las às exigências da adequação do eSocial.

2. Suporte tecnológico

A maior parte dos processos, principalmente do departamento de recursos humanos, responsável por essas tarefas, podem ser automatizados com o suporte tecnológico adequado.

O sistema de folha de pagamento, por exemplo, deve gerar as informações exigidas para adequação do eSocial, evitando irregularidades ou omissões. Também é importante que elas sejam geradas no layout exigido, garantindo melhor funcionamento ao negócio.

3. Parametrizações

Deve-se verificar se os sistemas internos estão aptos a gerar as informações de acordo com os parâmetros exigidos pelo eSocial. Dessa forma, a verificação dessa etapa envolve conferir as rubricas e incidências tributárias.

4. Homologações

Uma forma de garantir mais segurança ao uso do sistema e geração correta das informações da empresa é realizando testes em todos os eventos disponíveis no sistema. Para isso é possível usar o ambiente de homologação para diferentes simulações, como de pagamentos, admissões e rescisões, por exemplo.

Quando certificar-se que todos os testes estão corretos pode-se iniciar a transmissão das informações oficiais do negócio.

5. Treinamento dos profissionais

O setor de RH é o que estará mais envolvido com a adequação do eSocial, sendo importante que esses profissionais sejam treinados e capacitados para lidar com o sistema, tanto fazendo a transmissão de eventos, como conhecendo a importância do eSocial e dos dados informados.

6. Integração entre departamentos

A adequação do eSocial exige que haja uma maior integração entre os departamentos contábil, fiscal, trabalhista e jurídico. As informações devem ser repassadas aos órgãos oficiais, de forma que os processos administrativos e judiciais não podem ser alterados internamente por um departamento sem a atualização nos demais.

7. Auxílio especializado

Apenas o envio das informações corretas e dentro do prazo não assegura o cumprimento das exigências oficiais, sendo que muitas vezes o processo de adequação do eSocial exige que haja um auxílio de uma empresa especializada para dar suporte aos profissionais de recursos humanos até que os processos sejam executados corretamente.

Compartilhe

Quer criar um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e propício ao sucesso?

Artigos Sugeridos

Amplie seu conhecimento sobre Saúde e Segurança Ocupacional.

PCMSO é um programa indispensável na prevenção das doenças ocupacionais

A Direção defensiva alerta para a responsabilidade no sentido dos

Fundamental para empresas de todos os tamanhos e atuações, a