Assédio na empresa: prevenção faz parte da CIPA

Compartilhe

assédio na empresa

Apesar de não ser um assunto muito falado, faz parte da CIPA, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, combater e prevenir o assédio na empresa.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 52% das mulheres dentro do mercado de trabalho já relataram algum caso de assédio, o que além de ser triste é preocupante, pois nessa conta temos milhares de casos sem resolução e traumas.

De acordo com o Ministério do Trabalho, o assédio na empresa é definido como importunação, abordagens não desejadas e até mesmo toques e aproximações indevidas, geralmente feitas por pessoas de cargos acima para usar do seu poder indevidamente.

Infelizmente, centenas de casos não são denunciados para os gestores por causa do medo de ser demitido, falta de provas e até mesmo por causa do cargo do assediador.

No entanto, nem tudo está perdido. Sabendo dessa triste realidade e dos números que deixam claro que esse problema é muito mais comum do que alguns gestores podem imaginar, as empresas estão cada dia mais ativas no combate ao assédio.

Políticas de compliance, palestras, canais de denúncia anônima, dentre outras formas de defender os colaboradores das variadas formas de assédio, estão ganhando espaço nos últimos anos.

Por falar nisso, a CIPA efetuou mudanças em suas políticas, trazendo ainda mais força para as mulheres que sofrem ou já sofreram assédio na empresa. Continue a leitura e saiba mais sobre esse tema tão delicado, ao passo que necessário de ser tratado para evitar assédios.

Quais são as mudanças feitas na CIPA?

A Lei 14.457, de 21 de setembro de 2022, criou o Programa + Mulheres e realizou alterações na CLT, que incluíram a mudança do nome da CIPA, agora sendo Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio.

Além do nome, a lei trouxe artigos que falam especificamente do assédio, de forma a instruir que a CIPA de cada empresa tenha pessoas, recursos financeiros e de informação para abordar esse caso e tomar as medidas necessárias para a resolução das questões.

Inclusive, a nova CIPA promete trazer instruções ao menos uma vez ao ano, para que gestores de diferentes organizações possam abordar esse tema com sabedoria, assim como prevenir novos casos e punir quem comete o crime.

 Prevenção de assédio na empresa

Melhor do que resolver os casos existentes de assédio contra as mulheres é criar políticas e demais pontos para prevenir novos casos e assim tornar o ambiente de trabalho cada vez mais sadio e justo para todos.

Das mudanças da CIPA, essa provavelmente foi a maior, já que traz diretrizes para as empresas evitarem casos de assédio com a implementação de políticas e canais de denúncia, bem como instruções para os colaboradores.

Por fim, a fixação de procedimentos tanto para evitar quanto para tratar esse tipo de casos foi criada. Desse modo, as empresas podem atuar da melhor forma.

Quais são os tipos de assédio na empresa?

Quando o assunto é sobre assédio na empresa, algumas pessoas pensam que apenas o sexual existe, mas infelizmente ocorrem outros tipos, que inclusive pouco são falados, deixando muitos assediadores impune.

Entre os principais tipos de assédio estão o moral vertical e horizontal, sexual e intimidação, que podem ser realizados por qualquer colega ou até mesmo gestor da organização.

Acúmulo de tarefas para determinada pessoa, exclusão, deboches, discriminação, brincadeiras não saudáveis e até o fato de não oferecer as ferramentas adequadas para a função exercida podem fazer parte dos casos de assédio.

Como prevenir assédio na empresa? 

Seja qual for o tipo de assédio, é muito importante que desde os donos até os colaboradores que acabaram de entrar tenham em mente a importância de prevenir e combater esse problema, bem como saber exatamente o que se enquadra como assédio.

Além disso, é de responsabilidade da gestão trazer canais de denúncia anônimos e que sejam acompanhados por profissionais capacitados, além de contar com psicólogos e até mesmo especialistas em casos assim para trazer apoio às vítimas.

Claro que é necessário pensar nas punições para quem comete assédio, além de considerar a instrução das equipes pelo menos uma vez ao ano para falar sobre o assunto.

É fundamental que os gestores prezem pela saúde mental e física no ambiente de trabalho e atuem ativamente nisso.
Agora que você sabe mais sobre assédio na empresa, pode ser que tenha surgido alguma dúvida. Entre em contato conosco e saiba mais sobre esse tema tão importante para a saúde da sua organização.

Compartilhe

Quer criar um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e propício ao sucesso?

Artigos Sugeridos

Amplie seu conhecimento sobre Saúde e Segurança Ocupacional.

PCMSO é um programa indispensável na prevenção das doenças ocupacionais

A Direção defensiva alerta para a responsabilidade no sentido dos

Fundamental para empresas de todos os tamanhos e atuações, a