Vantagens do eSocial para pequenas e médias empresas

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As vantagens do eSocial também beneficiam pequenas e médias empresas desde que elas estejam devidamente adequadas no sistema.

Os pequenos e médios empreendimentos representam a maioria das empresas ativas no Brasil e respondem por grande parte da geração de empregos no país.

Uma publicação na Revista Exame informa que as pequenas e médias empresas apresentaram um crescimento de 1,9% em 2022, com estimativa de elevação de 1,5% para 2023, com especial atenção para as atividades dos setores Agropecuário, Comércio e Serviços.

Porém, a burocracia que envolve as obrigações tributárias, previdenciárias e trabalhistas sempre foram um grande entrave para o empregador. 

O eSocial é uma medida do Governo Federal que veio para desburocratizar o preenchimento e envio de uma série de formulários e obrigações que toda pequena e média empresa precisa cumprir, possibilitando o envio de forma unificada.

Continue a leitura e conheça as vantagens para a sua empresa em migrar para o eSocial.

O que é, exatamente, o eSocial?

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um programa do Governo Federal que unificou a entrega de 15 obrigações da área trabalhista para as empresas. 

Trata-se de uma plataforma vinculada:

  • à Receita Federal, 
  • ao Ministério do Trabalho,
  • ao INSS,
  • à Caixa Econômica Federal.

Ou seja, é um sistema que possibilita que um conjunto de informações sobre o trabalhador, que antes eram preenchidas em várias guias e enviadas a diversos canais diferentes pelo empregador, agora sejam transmitidas totalmente online para um único lugar.

Quais obrigações são informadas no eSocial?

As obrigações informadas no eSocial são:

  • Folha de pagamento,
  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED),
  • Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIP),
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS),
  • Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT),
  • Livro de Registro de Empregados (LRE),
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS),
  • Comunicação de Dispensa (CD),
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP),
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF),
  • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF),
  • Quadro de Horário de Trabalho (QHT),
  • Manual Normativo de Arquivos Digitais (MANAD),
  • Guia da Previdência Social (GPS),
  • Guia de Recolhimento do FGTS (GRF),
  • Atestado de Saúde Ocupacional, emitido no exame admissional, periódico, correspondente à mudança de função, retorno de trabalho e demissional.

Quais são as vantagens do eSocial para pequenas e médias empresas?

A unificação das informações e a transmissão eletrônica dos dados são vantajosos tanto para o empreendedor como para o próprio Governo.

Entre as vantagens do eSocial para as pequenas e médias empresas, destacamos:

  • não há mais necessidade de transmitir vários documentos para diferentes órgãos do governo, em datas diversas,
  • mais simplicidade e rapidez no envio das informações,
  • mais facilidade para proceder correções,
  • substituição de tudo que era manual para o digital,
  • maior segurança no armazenamento das informações,
  • maior eficiência em todos os processos.

Para o Governo, as vantagens do eSocial são marcadas por:

  • viabilizar os direitos do colaborador, 
  • facilitar o cumprimento das obrigações fiscais da empresa, 
  • maior transparência por parte do empregador,
  • redução dos riscos de fraudes,
  • garantir padronização e a qualidade das informações prestadas,

Como implementar o eSocial? 

Para aproveitar as vantagens do eSocial, você precisa migrar a sua base de dados para o novo sistema e a sua empresa precisa estar devidamente preparada para isso.

Nessa hora, o ideal é que os processos da sua empresa sejam analisados, mapeados e revisados, para se adequarem à plataforma para que todos os dados sejam coletados e registrados devidamente no sistema, no prazo exigido pelo governo.

É importante ressaltar que para fornecer digitalmente as informações ao eSocial, a sua empresa precisa que os dados de Saúde e Segurança no Trabalho exigidos estejam adequados e disponibilizados online, para serem enviados sempre que houver necessidade.

O não cumprimento de uma ou mais das obrigações pode resultar em multa, ou penalidades para o empregador.

Nessa hora, o Grupo BMPC pode ajudar a sua gestão:

  • na orientação sobre o programa e o que é preciso para a sua empresa migrar para a plataforma,
  • orientar na adequação dos ajustes do sistema de folha de pagamento,
  • realizar todos os laudos e levantamentos técnicos relacionados às informações de Saúde e Segurança do Trabalho, adequando-os à legislação,
  • Disponibilizar digitalmente, com apoio do sistema online de saúde ocupacional, os dados que serão enviados ao eSocial.

Quer usufruir das vantagens do eSocial? Entre em contato com a BMPC e saiba como podemos ajudar nessa migração.

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