Saiba como funciona o processo de contratação de profissionais terceirizados e quais são os benefícios

 

A contratação de terceirizados está em alta. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao ano de 2018 mostraram que, entre todos os trabalhadores formais, 22% eram terceirizados, ou seja, um a cada cinco profissionais.

 

A alternativa se mostra como uma boa opção para companhias de diferentes portes e segmentos, o que fica claro pelas estatísticas, mas o que deve ser feito para optar por tal alternativa? Como escolher entre as diferentes empresas? Todos podem fazê-lo?

 

Se você tem essas e outras dúvidas, fique tranquilo, pois está no lugar certo! Vamos aprender mais sobre o tema para que você entenda se a opção é viável ou não para o seu negócio.

 

Como funciona a contratação de terceirizados?

 

De uma maneira diferente do que ocorre com a contratação de funcionários mediante o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que é o que a maioria das pessoas está acostumado. Isso, inclusive, ajuda a gerar algumas dúvidas sobre o tema.

 

Nos moldes da contratação tradicional, empregador e empregado possuem um vínculo empregatício, ou seja, estão passíveis a cumprir com os seus direitos e deveres.

 

A contratação de terceirizados, porém, é diferente. A contratante procura outra empresa, a qual disponha de colaboradores capacitados para realizar as atividades desejadas, e faz um acordo comercial com ela para que possa usufruir de sua mão de obra.

 

A partir de então, os profissionais da empresa contratada passam a atuar em prol da contratante, de acordo com o que tiver sido acordado previamente em contrato. O processo é similar ao que ocorre com os profissionais contemplados pelo regime da CLT, mas sem haver um vínculo empregatício direto.

 

Na verdade, os profissionais terceirizados possuem vínculo com a empresa que os contratou, a qual, por sua vez, faz acordos com outras companhias e disponibiliza sua mão de obra a uma terceira.

O que diz a lei sobre a contratação de terceirizados?

 

A prática é permitida pela Lei nº 13.429/2017, popularmente conhecida como Lei da Terceirização, já que trata exclusivamente sobre este assunto.

 

Já havia dispositivos legais que autorizassem a prática, como a Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, embora esta contemplasse apenas o trabalho temporário, que essencialmente é diferente da terceirização, mas o assunto já era tratado.

 

Jurisprudencialmente, era praxe que a contratação de terceirizados pudesse ocorrer para as atividades-meio, ou seja, que não correspondem às principais desempenhadas por qualquer negócio. Hoje, porém, também é possível que as atividades-fim (principais para a companhia) sejam terceirizadas.

 

Quais empresas podem contratar terceirizados?

 

Todas elas, independentemente de seu porte ou segmento, desde que sejam companhias com CNPJ ativo e devidamente regularizado. Não há restrições legais e burocráticas neste sentido, ficando a critério da possível contratante tomar esta decisão ou não.

 

O que ocorre com a contratação de terceirizados, na verdade, é a ponderação da alternativa ser positiva sob o viés financeiro e organizacional, já que a contratante deve entender que isso demandará um investimento de sua parte, bem como adaptações em sua rotina, pelo menos no início.

 

Quando se trata de um pequeno número de funcionários terceirizados, pode ser que a contratação direta seja a solução mais efetiva em termos financeiros, já que a companhia terá que pagar um valor que compense para a contratada disponibilizar seus funcionários a outra companhia.

 

No caso de uma equipe maior ou de empresas com bom poder aquisitivo, a contratação de terceirizados ajuda não apenas na realização das atividades desejadas como também em um alívio em termos de gestão de pessoas, cumprimento de obrigações trabalhistas e trâmites burocráticos.

 

Assim como há segmentos em que o laudo ergonômico é fundamental, embora este seja importante para todas as empresas, pode-se dizer o mesmo dos serviços terceirizados: todas as companhias podem recorrer a elas, mas algumas podem se beneficiar ainda mais conforme suas condições e necessidades.

 

Como fazer a contratação de serviços terceirizados?

 

De fato, não existe nenhum grande segredo: basta que a interessada procure por empresas que ofereçam os serviços para os quais ela deseja contratar terceirizados.

 

A partir do momento que se encontra uma empresa, ambas devem conversar e entrar em um consenso em relação aos valores que serão praticados naquele contrato, bem como sua vigência, número de colaboradores, horário de trabalho e afins.

 

Essencialmente, é como se uma empresa contratasse os serviços de outra empresa, embora isso se dê pela disponibilização de seus profissionais, não de um serviço em sim.

 

Depois de combinados todos os detalhes e cláusulas, a contratante já estará apta a contar com os profissionais terceirizados, de acordo com aquilo que consta no contrato.

 

É importante ressaltar que a contratante deve se empenhar em oferecer um ambiente de trabalho seguro aos terceirizados, assim como faz para aqueles que são contratados pelo regime CLT.

Como escolher a melhor empresa para a contratação de serviços terceirizados?

 

Embora não exista uma receita definitiva neste sentido, alguns requisitos importantes a se analisar são os seguintes:

 

 

  • Busque saber sobre sua reputação. Assim como acontece com a contratação de serviços em geral, é importante se assegurar de que a companhia é bem avaliada por seus atuais clientes. Afinal de contas, a contratação de terceirizados fará com que aqueles profissionais também carreguem a imagem da sua empresa.

 

 

 

  • Tenha certeza de que ela cumpre com suas obrigações. Tanto em relação ao salário quanto às obrigações trabalhistas, é fundamental se assegurar de que a contratação de serviços terceirizados seja feita com o auxílio de uma empresa confiável, idônea e responsável em seus procedimentos.

 

 

 

  • Pesquise sobre a capacitação dos profissionais. A partir do momento que se decide optar pela contratação de terceirizados, é de suma importância que eles possam oferecer um excelente trabalho, capaz de ajudar a empresa contratante nas necessidades propostas e, assim, contribuir para seu crescimento.

 

 

 

  • Compare os preços. Depois de filtrar as empresas, vale a pena comparar os orçamentos oferecidos por cada terceirizada, de modo a ver qual é o negócio mais vantajoso.

 

A contratação de terceirizados pode alavancar um crescimento ímpar em sua empresa, já que haverá tempo hábil para solucionar assuntos pertinentes ao seu desenvolvimento. Com o auxílio de uma empresa de medicina do trabalho e saúde ocupacional e uma boa integração, os bons resultados tendem a surgir rapidamente!

Solicite uma proposta

Preencha os campos abaixo corretamente
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.