Nem sempre é uma tarefa fácil. Mas, com algumas ações, o ambiente de trabalho pode se tornar seguro para os colaboradores.

 

Ter um ambiente de trabalho seguro é o desejo de todas as empresas que entendem a importância da saúde ocupacional e prezam pela saúde e integridade física, psicológica e emocional de seus colaboradores. Porém, o caminho para alcançá-lo tem seus desafios.

 

São muitos assuntos de teor técnico, NRs a se seguir, procedimentos a implementar e cuidados a se tomar com detalhes que nem sempre saltam aos olhos em um primeiro momento, mas que têm sua importância destacada depois de aprender mais sobre o tema.

 

Se você se encontra nessa situação de dúvida, independentemente do porte ou segmento da empresa, saiba que veio ao lugar certo, pois nós separamos algumas dicas fundamentais para ter um ambiente profissional seguro e funcional. Confira!

Como ter um ambiente de trabalho seguro para os colaboradores?

 

O processo pode ser um pouco demorado, de fato, mas certamente vale a pena, tanto por motivos legais quanto, em especial, pela preservação dos trabalhadores da empresa!

 

Conheça o teor das Normas Regulamentadoras

 

Inicialmente, em 8 de julho de 1978, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) aprovou 28 Normas Regulamentadoras (NRs), número que foi aumentando com o passar do tempo. Hoje, elas são 36.

 

É claro que conhecê-las profundamente é uma tarefa difícil, visto que são vários conteúdos técnicos e que demandam um bom conhecimento sobre medicina ocupacional e saúde do trabalho, mas esta é uma atividade muito importante, especialmente para os gestores e diretores.

 

Ao saber do que elas tratam e quais são as exigências, adequar sua empresa e ter um ambiente de trabalho seguro e ideal para os colaboradores será uma consequência.

 

Veja também: Porque a saúde ocupacional nas empresas é um assunto com que você deve se preocupar

 

Esteja antenado às novidades tecnológicas que se aplicam ao seu negócio

 

O desenvolvimento da tecnologia ocorre de maneira muito acelerada. Praticamente, a cada dia que passa, novas tecnologias, recursos, equipamentos, técnicas e procedimentos surgem, de modo a melhorar a forma com a qual diferentes empresas lidam com o seu dia a dia.

 

De acordo com o estudo “Security Market Size, Share & Trends Analysis Report By System, By Service, By End Use, And Segment Forecasts, 2019 – 2025”, da Grand View Research, o mercado global de segurança foi avaliado em US$ 84,54 bilhões em 2018 e deve atingir aproximadamente US$ 152,25 bilhões em apenas 6 anos!

 

Quando se fala sobre segurança no ambiente de trabalho, nem sempre se pensa em tecnologia, mas é fato que ela pode ajudar na formação de um espaço seguro e tranquilo para o que os colaboradores precisam.

 

Neste sentido, vale a pena ficar de olho nas novidades para adotar as que podem ser aplicadas em sua empresa, o que resultará em condições bem melhores para o desempenho de suas atividades.

 

Mantenha uma linha de comunicação franca e direta com os trabalhadores

 

Adotar um comportamento seguro no ambiente de trabalho é muito importante, mas quem lida com o assunto direta e diariamente são as equipes de colaboradores, nem sempre os gestores e diretores, graças às diferenças que há nas atividades desempenhadas.

 

Por isso, para a construção de um ambiente de trabalho seguro, é essencial se comunicar com os colaboradores e entender pelo que eles passam em seu cotidiano, já que são os mais afetados por tais condições.

 

Uma forma simples e prática de tornar isso em realidade é elaborar uma pesquisa e encaminhar a cada trabalhador. Assim, os dados serão coletados com agilidade e a tomada de decisões poderá ser feita de maneira assertiva.

 

Tenha o auxílio de uma empresa especializada em medicina do trabalho e saúde ocupacional

 

Buscar saber do que tratam as NRs é importante, mas quem não tem um conhecimento aprofundado sobre elas pode ficar sem entender sua totalidade, o que consequentemente impede a aplicação de seu inteiro teor.

 

Neste caso, o melhor a se fazer é contar com o apoio de uma empresa especializada no assunto, preferencialmente aquelas que têm experiência no mercado e já atenderam a um grande número de clientes.

 

O contato com especialistas traz uma experiência totalmente diferente, já que você receberá orientações práticas e diretas sobre o que deve fazer, sem ter que estudar a fundo todas as NRs para entender como proceder.

 

Confira: O que você deve levar em consideração ao contratar uma empresa de saúde ocupacional

 

Considere o assunto como um investimento, não uma despesa

 

Por último, mas não menos importante, cabe ressaltar que a forma com a qual você olha para a segurança no ambiente de trabalho muda diretamente a motivação para a tomada das respectivas decisões.

 

Quando se analisa a questão como uma despesa, a empresa tende a procurar por opções menos custosas, além de não dar a ela todo o cuidado que merece, já que influencia na saúde, integridade e disposição dos trabalhadores.

 

Ao olhar sob a ótica de investimento, porém, a situação muda de figura. A partir de então, o objetivo será encontrar o que há de melhor em todos os sentidos, ainda que isso demande maiores recursos financeiros.

 

Muito além de uma mudança no ponto de vista, ter um ambiente de trabalho seguro é indispensável e deve ser visto como prioridade em seu negócio.

 

Saiba mais: PPRA e PCMSO são obrigatórios? Se uma empresa não os tiver, o que pode acontecer?

 

Tenha o que há de melhor em termos de segurança no ambiente de trabalho!

 

Muito além de ser uma exigência legal, oferecer condições para que os colaboradores tenham um comportamento seguro no ambiente de trabalho traz uma série de boas consequências.

 

A saúde ocupacional auxilia na integração dos funcionários, melhora sua autoestima e também a satisfação que têm de trabalhar ali, já que percebem que os gestores e diretores se preocupam com sua saúde e integridade.

 

Além disso, também vale ressaltar que o pleno atendimento das exigências das NRs faz com que a empresa esteja devidamente resguardada contra casos de processos judiciais indevidos, o que evita sérios prejuízos financeiros.

O Grupo BMPC é especializado em medicina do trabalho e saúde ocupacional, atua há mais de 25 anos na área e pode ajudar sua empresa a ter um ambiente de trabalho seguro e ideal para os colaboradores. Entre em contato e saiba o que podemos fazer por seu negócio!

Solicite uma proposta

Preencha os campos abaixo corretamente
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.