Treinamento de primeiros socorros para empresa

Compartilhe

Treinamento de primeiros socorros para empresa

Diversas regras criadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) impõem Normas Regulamentadoras (NRs) às empresas que operam no país e dentre essas regras, uma que deve ser seguida à risca pelos empregadores, é a referente ao treinamento de primeiros socorros para empresa.

Treinamento de primeiros socorros para empresa

O treinamento de primeiros socorros para empresa é uma obrigação enquadrada dentro da NR7, que impõe o desenvolvimento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) em todas as empresas, independentemente de seu porte ou ramo de atuação.

Porém, com a complexidade de tal atividade, muitos empregadores sentem-se desamparados e sem uma orientação quanto a forma de como tratar tal situação, e é justamente nessa hora que contratar uma empresa especializada em Segurança no Trabalho é essencial, uma vez que ela será capaz de prover o treinamento de primeiros socorros de forma adequada.

Para tornar o entendimento de tal medida mais simples, a BMPC, especializada no assunto, explicou o que são os primeiros socorros e como implementá-los dentro do ambiente de trabalho. Confira:

O que são primeiros socorros?

Primeiros socorros é o atendimento emergencial prestado a uma vítima de acidente ou de um mal súbito e tem por objetivo manter os sinais vitais estáveis até que o atendimento médico adequado seja realizado. São ações imediatas para promover a melhora ou o não agravamento do caso.

Porque é tão importante o treinamento de primeiros socorros na empresa

Pois, de acordo com a pesquisa do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), só neste ano (2018) já foram registrados mais de 184 mil acidentes de trabalho em todo o território nacional. Dentre esse número, 600 foram vítimas fatais.

Acidentes de trabalho são bem mais comuns do que se pensa e por isso é preciso estar preparado. Ao realizar um treinamento de primeiros socorros, qualquer funcionário se torna apto a realizar esse atendimento e evitar que uma vida seja perdida.

Existe uma lei que obriga o treinamento de primeiros socorros na empresa?

Existe uma regulamentação do Ministério do Trabalho, a NR7, que coloca que: toda empresa pública ou privada deve estar equipada com materiais para fornecer os primeiros socorros e esses devem estar guardados em local adequado e serem utilizados por pessoa treinada e certificada como socorrista.

O treinamento de primeiros socorros na empresa certifica o funcionário a prestar esse socorro inicial e imediato.

Como é o treinamento de primeiros socorros na empresa?

A regulamentação determina que se tenha, pelo menos, uma pessoa capacitada e treinada no local de trabalho. Mas a empresa pode, e deve, oferecer o treinamento para a maior parte de seus funcionários.  O treinamento aborda os seguintes temas:

  • Definição
  • Análise primária
  • Análise secundária
  • Acidentes com vítimas;
  • Parada cardiorrespiratória;
  • Hemorragias;
  • Fraturas;
  • Queimaduras;
  • Trauma em articulações e músculos;
  • Convulsão epiléptica;
  • Convulsão febril.

 

O treinamento é dado por profissionais qualificados e por empresas que possam emitir o certificado desse treinamento com validade para o Ministério do Trabalho.

Ele pode ser realizado na própria empresa ou na sede da consultoria que fornecerá o treinamento. Deve ser realizado no horário de trabalho ou compensado como hora extra para o funcionário.

Os funcionários que convocados, e não participarem desse tipo de treinamento ou outros dados pela empresa, podem ser punidos até com demissão por justa causa.

O kit de primeiros socorros é também obrigatório?

Sim, como determina a NR7 é preciso ter os materiais para fornecer os primeiros socorros. E de acordo com ela, é preciso ser montado um kit tendo como base a atividade na qual a empresa se dedica.

Um kit básico para empresas onde o risco de acidentes é menor deve conter: algodão, esparadrapo, band-aid, fita crepe, ataduras, gaze, tesoura de ponta redonda, antissépticos, pinça, luvas descartáveis, bolsas térmicas, óculos e máscara facial. Em empresas onde o risco é maior se acrescentam talas e colar cervical, por exemplo.

Tudo deve ser guardado numa maleta adequada, assim como armazenado num local de fácil acesso. Os prazos de validade devem ser sempre verificados pelos responsáveis, evitando punições em caso de uma fiscalização por parte do Ministério do Trabalho.

Em nenhum kit de primeiros socorros pode conter medicamentos, pois é contra a lei prescrever qualquer tipo de medicamento sem ter capacidade técnica para tal.

O que fazer após o atendimento inicial à vítima?

Assim que for detectado o incidente ou acidente, é preciso chamar o socorro médico ou providenciar que o funcionário seja levado até ele. Relatórios devem ser realizados quando ocorrem acidentes de trabalho e informados ao órgão fiscalizador e regulamentador.

Os funcionários que realizam o treinamento de primeiros socorros na empresa e que participam da CIPA (Comissão interna de prevenção de acidentes), recebem todas as orientações sobre os procedimentos. Todas essas etapas podem ser facilmente aplicadas na empresa com o apoio de uma consultoria especializada.

Compartilhe

Quer criar um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e propício ao sucesso?

Artigos Sugeridos

Amplie seu conhecimento sobre Saúde e Segurança Ocupacional.

PCMSO é um programa indispensável na prevenção das doenças ocupacionais

A Direção defensiva alerta para a responsabilidade no sentido dos

Fundamental para empresas de todos os tamanhos e atuações, a