Saúde Ocupacional: Prevenção e Redução de problemas com foco no trabalhador

Compartilhe

O que é saúde ocupacional?

O que você e toda empresa deve saber sobre o papel da saúde ocupacional

A saúde ocupacional consiste em uma área específica dentro da Medicina que tem como foco as investigações e estudos referentes à saúde do trabalhador.

Dessa forma, medidas de prevenção ou redução de problemas no exercício das funções são compreendidas dentro dessa área médica.

imagem de trabalhador utilizando EPIS em uma fábrica. Ele está de costas utilizando um casaco azul

O objetivo da saúde ocupacional é realizar a prevenção de doenças, acidentes e outros problemas que possam ter origem no ambiente de trabalho.

Após compreender do que se trata essa área, conheça as atribuições e os cuidados no desenvolvimento dela dentro das empresas.

Veja como a ergonomia no trabalho precisa de atenção das empresas

Quais os cuidados relativos à saúde ocupacional?

A realização de medidas de saúde ocupacional justifica-se na obtenção de uma melhora da qualidade de vida do trabalhador, proporcionando aos funcionários maior bem-estar tanto físico, quanto emocional, em um ambiente de trabalho adequado.

Garantindo as condições básicas para o desenvolvimento das atividades, essa área atua, principalmente, com a prevenção de riscos e problemas que o trabalhador possa enfrentar devido um ambiente inadequado para a realização das atividades cotidianas.

Além desses cuidados preventivos, a saúde ocupacional também está relacionada com a realização dos exames médicos regulares por parte do trabalhador, como o admissional, demissional e também periódicos. O objetivo é verificar se o desenvolvimento das atividades tem comprometido à saúde do funcionário em algum nível.

Toda empresa precisa ter cuidados relativos à saúde ocupacional?

Sim. É imprescindível que todas as empresas, sejam de pequeno, médio ou grande porte, desenvolvam ações e cuidados relativos à saúde ocupacional. A extensão das práticas realizadas pode variar bastante de acordo com a classificação da empresa, grau de risco da atividade exercida e número de funcionários.

Essas questões são avaliadas para determinar uma série de obrigações da empresa no que diz respeito à saúde ocupacional de seus colaboradores, como por exemplo, a necessidade de contar com uma equipe completa de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT.

Outras demandas da área, entretanto, são necessárias para todas as empresas, como as referentes à realização do exame admissional, de retorno ao trabalho, de mudança de função, periódicos ou demissionais.

Quais os perigos de não atender as exigências?

Os cuidados relativos à saúde ocupacional geram diversas garantias para a empresa, desde proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e adequado à realização das atividades, redução de acidentes e doenças ocupacionais, prevenção de acidentes, maior qualidade de vida aos trabalhadores até mesmo evitar multas e problemas judiciais.

Por exemplo, a ausência da realização dos exames médicos dos funcionários, pode resultar em processos trabalhistas e multas por parte de órgãos fiscalizadores como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Por sua vez, a manutenção de um ambiente mais propício à realização das atividades diárias garante maior satisfação e motivação por parte dos profissionais.

Como a empresa pode implantar medidas de saúde ocupacional nos locais de trabalho?

As empresas podem desenvolver uma série de ações que permitam melhorar a qualidade de vida e saúde dos funcionários no ambiente de trabalho, como:

  • Realização de atividades de ginástica laboral, ajudando a evitar problemas nos músculos e articulações;
  • Atentar-se as normas referentes a ergonomia dos equipamentos usados e também do ambiente, como limites sonoros;
  • Realizar anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) para prevenção e conscientização;
  • Investir em campanhas para alimentação saudável e incentivo a prática de atividades físicas.

Esses cuidados contribuem para evitar o surgimento das doenças mais comuns no ambiente de trabalho e de acidentes. Algumas delas são:

  • LER – Lesão por Esforço Repetitivo;
  • Asma ocupacional;
  • Dermatose ocupacional;
  • Surdez temporária ou definitiva;
  • Antracose pulmonar;
  • DORT – Distúrbios Osteomusculares relacionados ao Trabalho.

Dessa forma, tal exigência mostra-se como uma alternativa fundamental para que as empresas possam evitar problemas de saúde nos funcionários, prevenir acidentes, conscientizar sobre o uso dos equipamentos de proteção e garantir maior satisfação dos profissionais devido um ambiente de trabalho mais seguro e adequado.

Compartilhe

Quer criar um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e propício ao sucesso?

Artigos Sugeridos

Amplie seu conhecimento sobre Saúde e Segurança Ocupacional.

PCMSO é um programa indispensável na prevenção das doenças ocupacionais

A Direção defensiva alerta para a responsabilidade no sentido dos

Fundamental para empresas de todos os tamanhos e atuações, a