07 problemas no ambiente de trabalho que você deve evitar

Compartilhe

problemas no ambiente de trabalho

Conheça quais são os comportamentos e atitudes que devem ser evitados se você quiser construir um ambiente profissional mais saudável e feliz.

 

É coisa do passado ter que aceitar que o trabalho é um lugar pesado e de difícil convivência.

As modernas práticas de Recursos Humanos, Gente e Gestão e Cultura Organizacional mostram que se as pessoas não são bem valorizadas e não se sentem bem, o negócio também não vai funcionar.

Muitas situações podem deixar transformar o local de trabalho em um espaço tóxico, por vezes, insuportável de convivência e de desenvolvimento pessoal e profissional. 

problemas no ambiente de trabalho que devem ser extintos, ou ao menos evitados, para que o resultado seja coletado nos resultados do negócio e também na realização e reconhecimento dos colaboradores.

Conheça 7 obstáculos que devem ser superados para transformar o clima organizacional do seu ambiente de trabalho:

Grosseria

Um dos problemas mais comuns em ambientes profissionais, principalmente aqueles com muitas demandas e pressão, está atrelado à comunicação.

A maneira como as coisas são ditas interfere diretamente na saúde emocional de todos os membros da organização. A falta de inteligência emocional é um fator de atenção nas relações interpessoais.

A grosseria ou hostilidade na comunicação produzem um clima agressivo e de medo, independente da hierarquia, comunicações violentas não devem ser toleradas.

Rádio Peão

 

O jeito popular de nomear fofocas dentro da empresa, a rádio peão pode ser muito prejudicial para a saúde do espaço profissional.

Gerar comentários sobre a vida alheia, compartilhar boatos sobre uma ou mais pessoas ou tratar a comunicação corporativa de modo irresponsável são atitudes certeiras para alimentar problemas perigosos no escritório. 

Cuidado com o que é dito e também atenção com o que se escuta para que um problema pequeno não seja aumentado, ou que uma situação que realmente mereça atenção seja deixada de lado.

 

Dificuldade em retenção de talentos

Os erros dos espaços corporativos irão causar um dos mais sérios problemas trabalhistas: a perda de talentos.

 

Companhias com dificuldade em retenção perdem excelentes profissionais. Se a empresa não oferecer plano de carreira bem definido, oportunidades concretas de promoção, salários e benefícios competitivos, o resultado será desastroso.

Além disso, se a alta gestão também é responsável pela manutenção e continuidade de comportamentos tóxicos como: comunicação grosseira, atrasos e comentários inapropriados, o problema fica mais complicado. Talvez seja hora de uma avaliação de Clima e Cultura para o bem estar dos profissionais e da própria companhia.

 

Falta de infraestrutura

 

É importante que uma empresa tenha uma boa infraestrutura para os trabalhadores. Do contrário, isso pode gerar questões e problemas voltados à saúde ocupacional, o que traz muito mais problemas à empresa.

Trabalhar em um ambiente insalubre também dificulta a produtividade do funcionário. Retenção de talentos e employer branding também são prejudicados. 

 

Atrasos

 

Atrasar a liberação de salários e benefícios pode ser um problema e tanto para quem tem uma empresa. Por isso, preste sempre atenção ao fluxo de caixa e a como você pode trabalhar para manter os salários em dia e evitar que seus funcionários sintam-se prejudicados por algum acontecimento ruim.

Além disso, atrasar benefícios, que é direito do trabalhador, gera ainda mais preocupação no colaborador que não tem como pagar as contas na data correta. Essa preocupação diminui, e muito, a produtividade. É um elo que se quebra! 

Contratação PJ sem benefícios

 

O sistema de contratação por Pessoa Jurídica se tornou bem comum, nos últimos anos. Contudo, essa “libertação” do pagamento de benefícios pode trazer problemas da confiança que o colaborador tem com a empresa.

Por isso, procure sempre beneficiar, mesmo o PJ, com algumas regalias como vale transporte, vale refeição, plano de saúde e outros. Se preocupar com o bem-estar do seu colaborador ajuda no crescimento da empresa e na sua expansão. 

 

Liderança que age como chefia

Um líder não é a mesma coisa que um chefe.

 

A maneira como coordenadores, gerentes e diretores trabalham é decisiva para o sucesso de qualquer empreendimento profissional.

O chefe atua de modo a concentrar poderes e limitar a atuação da equipe, criando um cenário com pouca autonomia, sem aprendizado e com cobranças abusivas. O chefe é aquela figura que não sabe gerir: nem os projetos ou a equipe que o compõe.

Já o líder, apresenta uma relação mais democrática com a equipe. Sua posição não está associada somente a um título mais alto da hierarquia organizacional, mas seus valores e propósitos demonstram a preocupação em ouvir as pessoas e fazer as coisas de modo diferente.

O líder promove um ambiente mais saudável, em que o desempenho de cada membro é intensificado e os resultados são compartilhados e melhores para todos os envolvidos.

 

Compartilhe

Quer criar um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e propício ao sucesso?

Artigos Sugeridos

Amplie seu conhecimento sobre Saúde e Segurança Ocupacional.

PCMSO é um programa indispensável na prevenção das doenças ocupacionais

A Direção defensiva alerta para a responsabilidade no sentido dos

Fundamental para empresas de todos os tamanhos e atuações, a