Onde encontrar uma clínica de exame admissional em SP?

Compartilhe

Onde encontrar uma clínica de exame admissional em SP?

Uma das atribuições do setor de recursos humanos ou de administração de uma empresa é se atentar a todas as regras de contratação de colaboradores no regime Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Entre essas regras está a realização de exames quando um profissional é contratado ou desligado da empresa. É por tal regra que se faz necessário uma empresa parceira, evitando a correria para encontrar uma clínica de exame admissional em SP, quando necessário.

Onde encontrar uma clínica de exame admissional em SP?

No caso da contratação de um profissional em São Paulo, por exemplo, o mesmo deve ser submetido a um exame médico, sendo que isso só pode ser feito em uma clínica de exame admissional em SP. Tal documento deverá constar no prontuário desse colaborador, atestando a possibilidade  do mesmo começar as atividades no novo local de trabalho.

Empresas novatas e com pouco experiência na contratação de colaboradores sentem mais dificuldade com toda a burocracia. Para facilitar, vamos explicar qual é a funcionalidade de tal documento e onde encontrar uma empresa parceira para adequação a tal norma da CLT.

Mas o que é exame admissional?

O exame admissional é um exame médico obrigatório por lei. Ele deve ser solicitado pela empresa contratante e realizado pelo futuro funcionário antes do mesmo começar as atividades e de ser firmada a sua contratação com a carteira de trabalho assinada.

Um médico especialista em medicina do trabalho realiza o exame, que tem por objetivo comprovar o bom estado de saúde mental e física daquele funcionário para exercer a função para qual está sendo contratado.

Importante saber que exames como o de gravidez, HIV e de esterilização não podem ser feitos em um exame admissional, pois são considerados discriminatórios. Por isso, contar com uma clínica especializada em tal procedimento é tão importante.

Como é o exame admissional?

Em um exame médico admissional são realizadas as seguintes análises clínicas:  aferição da pressão arterial, um exame básico de visão, indicação de peso e altura e realizado um questionário sobre hábitos de saúde e doenças pré-existentes no profissional.  Para algumas funções são necessários exames complementares, devido ao tipo de trabalho que o funcionário irá exercer.

Porque o exame admissional é tão importante?

O exame admissional é uma garantia — tanto para o empregador quanto para o empregado, que determinará a condição de saúde do funcionário ao ingressar na empresa. Isso garante que o empregador não tenha problemas com a legislação vigente e que o empregado tenha suas condições de saúde garantidas.

Para exemplificar, doenças causadas pelo trabalho podem ser facilmente comprovadas usando o exame realizado para a admissão. Tal documentação pode ser solicitada durante um processo judicial na Justiça do Trabalho.

Quando o exame admissional deve ser realizado?

O exame admissional deve ser realizado antes do trabalhador dar início às suas atividades na empresa e antes da data de registro na carteira de trabalho.

Onde é realizado um exame admissional?

O exame admissional, assim como o exame demissional (exame realizado quando o funcionário está se desligando da empresa), é realizado em clínicas especializadas em saúde ocupacional.

Como encontrar uma clínica de exame admissional em SP?

Muitas empresas, ao realizarem a contratação, já indicam uma clínica onde costumam realizar esse tipo de exame. Quando não ocorre a indicação, é possível encontrar várias opções na internet de clínica de exame admissional em SP.

É importante procurar clínicas com boas referências e comprovada experiência nesse ramo de atuação, pois exames admissionais feitos com pouca qualidade podem gerar problemas para a empresa em diferentes momentos do contrato de trabalho do funcionário.

Quem paga pelo exame admissional?

O empregador é que deve arcar com o pagamento do exame admissional de acordo com a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Qual o valor de um exame admissional?

O valor do exame varia um pouco de clínica para outra, mas em média, custa entre R$ 20,00 e R$ 50,00. O custo pode ser minimizado quando a empresa empregadora conta com uma clínica de exame admissional em SP parceira.

Vantagens de realizar o exame admissional no Grupo BMPC

O Grupo BMPC atua no mercado de saúde ocupacional há mais de 25 anos e é a escolha certa quando se trata do assunto. A equipe da BMPC é formada por profissionais altamente capacitados para promover o melhor serviço aos seus clientes.

Além do exame admissional, a empresa realiza o exame demissional e é capacitada em dar todo o suporte que a empresa precisa em se tratando de saúde e segurança no trabalho. Como já falamos, é essencial buscar um serviço de qualidade em exame admissional. Ao precisar de clínica de exame admissional em SP, procure o Grupo BMPC.

Compartilhe

Quer criar um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e propício ao sucesso?

Artigos Sugeridos

Amplie seu conhecimento sobre Saúde e Segurança Ocupacional.

PCMSO é um programa indispensável na prevenção das doenças ocupacionais

A Direção defensiva alerta para a responsabilidade no sentido dos

Fundamental para empresas de todos os tamanhos e atuações, a