O que é laudo ergonômico? Quando é necessário?

Compartilhe

laudo ergonômico

O Laudo ergonômico é fundamental para cumprir as exigências legais

 

Você sabe o que é laudo ergonômico? Se a resposta for negativa, não se preocupe, pois é comum que algumas empresas não conheçam sua definição e importância.

 

Caso esteja com essa dúvida, veio ao lugar certo, pois nós vamos explicar em que consiste tal documento e, principalmente, quando ele é necessário. Assim, você entenderá se a sua empresa precisa ou não dele e, consequentemente, poderá tomar as medidas necessárias para sua implementação.

 

O que é laudo ergonômico?

 

É um documento que deve ser emitido por empresas cujos colaboradores sejam expostos a quaisquer tipos de riscos resultantes de esforços físicos, do transporte de cargas pesadas a posturas inadequadas e movimentos repetitivos em sua rotina de trabalho.

 

A ergonomia é um assunto determinante para a saúde e integridade física dos colaboradores, já que qualquer inconveniente ou acidente pode trazer sérias consequências, algumas duradouras ou até mesmo permanentes.

 

Graças à tal importância, foi elaborada a Norma Regulamentadora (NR) 17, que tem por finalidade estabelecer os parâmetros ideais para condições de trabalho dos colaboradores no que tange às suas características psicofisiológicas, com máximo desempenho, conforto e segurança, como diz o item 17.1.

 

O item 17.1.1, por sua vez, afirma que as condições de trabalho estão relacionadas ao transporte, levantamento e descarga de materiais, além de mobiliário, condições ambientais do posto de trabalho, equipamentos e até mesmo a organização das funções dos colaboradores.

 

Em suma, o objetivo do laudo ergonômico é adaptar o espaço e as condições de trabalho de qualquer ambiente profissional em que os trabalhadores estejam expostos a riscos psicofisiológicos, fazendo o que estiver ao alcance para torná-lo o melhor possível.

 

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em 2017, 22.029 benefícios acidentários foram concedidos a quem teve que se afastar por Lesão por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT) por mais de 15 dias, o que mostra como o laudo é fundamental.

 

O que fazer para definir as condições de um espaço de trabalho?

 

Não basta saber o que é um laudo ergonômico, já que é necessário também entender o que deve constar nele, o que deve ser feito mediante uma Análise Ergonômica do Trabalho, popularmente abreviada como AET.

 

No item 17.1.2, é dito que a avaliação da adaptação das condições de trabalho de acordo com as características psicofisiológicas dos trabalhadores deve ser feita pelo empregador, avaliação esta que deve contar ao menos as condições de trabalho do local.

 

Isso, porém, não significa que é o empregador que deve realizar a análise, mas sim que essa é uma responsabilidade dele. Dado o teor técnico do assunto, é importante que a análise e o laudo sejam elaborados por um médico do trabalho, engenheiro do trabalho, engenheiro de segurança ou fisioterapeuta.

 

Ainda assim, é importante citar que o profissional precisa ser especializado na área da ergonomia, de modo que sua análise seja assertiva e, assim, não deixe passar nenhum detalhe importante e que possa prejudicar os trabalhadores.

 

Portanto, além de atuar diretamente na área da saúde ou segurança do trabalho, o responsável pela elaboração do laudo precisa ter conhecimentos profundos sobre ergonomia.

 

Quando é preciso elaborar um laudo ergonômico?

 

A NR 17 não determina a necessidade baseada no porte ou segmento da empresa, embora apresente as condições de trabalho que precisam ser adaptadas. Logo, subentende-se que em todas as companhias em que houver pelo menos uma das condições apresentadas, o laudo é fundamental.

 

A saúde ocupacional nas empresas é um assunto que inspira preocupações, tanto em termos da saúde e integridade física dos profissionais quanto para evitar se envolver em processos judiciais causados pela falta dos cuidados adequados, ou seja, quem sabe o que é laudo ergonômico deve se atentar à sua necessidade.

 

As condições presentes na NR 17 são as seguintes, com os respectivos itens em que aparecem na norma:

 

 

  • Levantamento, transporte e descarga individual de materiais (17.2): transportes feitos por um único trabalhador, mesmo que de maneira esporádica, ainda que com o auxílio de vagonetes, carros de mão ou outros aparelhos mecânicos.

 

 

 

  • Mobiliário dos postos de trabalho (17.3): móveis utilizados no desempenho das atividades de um colaborador, das mesas de um escritório às bancadas para atendimento ao público.

 

 

 

  • Equipamentos dos postos de trabalho (17.4): consiste em equipamentos, aparelhos e acessórios utilizados para as devidas atividades, como teclados e monitores.

 

 

 

  • Condições ambientais de trabalho (17.5): dividem-se em níveis de ruído, temperatura, velocidade e umidade relativa do ar.

 

 

 

  • Organização do trabalho (17.6): define que as atividades desempenhadas devem estar de acordo com as características psicofisiológicas dos colaboradores e a natureza deste tipo de trabalho.

 

 

Quem não sabe o que é um laudo ergonômico pode denotar, por seu nome, que ele trata apenas das condições de ergonomia dos trabalhadores, embora isso não seja verdade, o que fica claro no item 17.6 da NR.

 

Quando se fala sobre características psicofisiológicas, o assunto trata da base fisiológica das funções motoras, o que abrange postura, equilíbrio e também coordenação motora, ou seja, envolve tanto questões do corpo quanto da mente.

 

Isso reforça ainda mais a importância do documento e amplia seu campo de aplicação, de modo que praticamente todas as empresas tenham que se adequar às exigências da NR 17 para proporcionar o conforto e segurança que seus trabalhadores precisam.

 

Veja também: PPRA e PCMSO são obrigatórios? Se uma empresa não os tiver, o que pode acontecer?

 

Depois de saber o que é um laudo ergonômico, não deixe de aplicá-lo em sua empresa

 

A Norma Regulamentadora 17 foi elaborada para assegurar os colaboradores enquanto desempenham suas atividades profissionais, de modo que o trabalho seja algo tecnicamente possível de ser desempenhado.

 

O quesito ergonomia é essencial para todos, já que quem não o segue pode ter sérios problemas, de dores passageiras e que são aliviadas com o uso de medicamentos simples até condições que demandam longos tratamentos e podem subtrair uma parte importante da qualidade de vida das pessoas.

 

Independentemente do porte ou área de atuação de uma empresa, é imprescindível que ela seja alvo de uma Análise Ergonômica do Trabalho para que cada mínimo detalhe seja ajustado para máximo conforto e segurança dos colaboradores, o que também impacta positivamente em sua produtividade.

 

Depois de aprender o que é laudo ergonômico, quando ele deve ser apresentado e como é importante em termos de saúde ocupacional, invista em sua implementação o quanto antes para ter um ambiente perfeitamente preparado para todos os profissionais!

Compartilhe

Quer criar um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e propício ao sucesso?

Artigos Sugeridos

Amplie seu conhecimento sobre Saúde e Segurança Ocupacional.

PCMSO é um programa indispensável na prevenção das doenças ocupacionais

A Direção defensiva alerta para a responsabilidade no sentido dos

Fundamental para empresas de todos os tamanhos e atuações, a