Mensageria eSocial: O que é, para que usar e como se beneficiar

Compartilhe

mensageria esocial

Mais segurança no envio de documentação para o eSocial de maneira simplificada

Um assunto que está em alta, no momento, é o serviço de mensageria eSocial. Também conhecida como mensageria de saúde e segurança do trabalho. Mas, o que é este processo e como fazer da melhor maneira?

Antes de mais nada, você precisa entender que para realizar a mensageria de forma correta é preciso encontrar uma empresa ou profissional que faça um PGR exímio e que não cometa erros na execução de todas as exigências para Segurança do Trabalho.

É importante atentar para o seguinte: Para que a mensageria seja precisa e correta, é importante que ela seja realizada com embasamento técnico, de sistema, de layouts e que tudo atenda às exigências do eSocial. Com isso, há a garantia de que todo o processo será feito em conformidade, desde a geração dos eventos até o recebimentos dos retornos.

O que é o serviço de mensageria eSocial?

É um serviço amplo que garante total qualidade das informações, bem como a completa gestão dos eventos SST do e-Social. Com a mensageria, sua empresa não precisa se preocupar com prazos para envio de documentos ou novos processos que tomam o tempo da área de Recursos Humanos.

É o processo realizado via sistema online, onde as informações de SST são enviadas para o Portal do eSocial, de forma padronizada. Com a mensageria eSocial a empresa atende as exigências do Governo em obter as informações de SST de seus funcionários em tempo real.

Com a mensageria eSocial é possível fazer gestão em lotes de eventos, realizando processos mais dinâmicos, lógicos e de melhor tratamento.

 

Como funciona o serviço de Mensageria do BMPC

 

Com a mensageria eSocial BMPC sua empresa fica despreocupada, pois conta com equipe técnica especializada para fazer a gestão dos envios dos eventos, dando suporte na criação dos arquivos, análise das inconsistências,  correções ou ainda recebendo orientações de onde a empresa precisa corrigir informações para que os layouts sejam recebidos corretamente.

Desta forma agilizando o processo, garantindo o cumprimento dos prazos mensais e reduzindo tempo do RH para estas atividades.

Caso exista qualquer tipo de erro de layout, é realizada a correção e novo envio. Você, como cliente, não precisa se preocupar com envios ou análises, muito menos com os prazos que precisam ser cumpridos.

Quais os documentos enviados pela mensageria

Evento S-2210 – Comunicação de acidente de trabalho

Se houver acidente de trabalho, morte de um colaborador ou doença ocupacional é preciso abrir uma CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). Este documento fica sob a responsabilidade da empresa, que também realiza o preenchimento de informações via web.

Para o CAT, o BMPC concede todo o auxílio necessário para que o registro da informação seja realizado de forma correta.

Evento S-2220 – Monitoramento da saúde do colaborador

Informações que são referentes à saúde ocupacional do colaborador, ou seja, informações do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), também devem ser enviadas ao e-Social. Além disso, sempre que novos exames forem realizados, devem ser registrados para atualização.

Com o grupo BMPC você terá a garantia de:

  • Organização e envio de todas as informações com o layout exigido pelo Governo
  • Realização de exames médicos necessários dentro da sua empresa, à nível nacional
  • Desenvolvimento completo do PGR e PCMSO, que são indispensáveis para a correta realização de exames, de acordo com as atividades realizadas e exposições aos riscos.

Evento S-2240 – Condições de trabalho e fatores de risco

 

É necessário gerar um evento S-2240 para cada colaborador de sua empresa, ao iniciar os envios ao eSocial, e gerar novos eventos quando houver alterações de informações que são exigidas pelo eSocial, para compor o PPP digital.

Como subsídio para enviar informações confiáveis e evidenciadas, a BMPC elabora os documentos:

  • PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos)
  • LTCAT (Laudo Técnico das Condições de Ambiente e Trabalho)

Com estes estudos em mãos, será possível entender se há a presença ou ausência de agentes nocivos, bem como fatores de risco que põem em cheque o bem-estar do colaborador. Todo esse material é elaborado pela equipe de médicos e enviado de maneira correta ao e-Social por meio da mensageria.

O que uma boa mensageria eSocial deve proporcionar ao empresário

  • Mensageria eSocial com sistema totalmente integrado às necessidades do Governo
  • Gestão com envio e correção de toda a documentação exigida
  • Relatórios de envio
  • Acompanhamento para atualizações ou correções
  • Transparência universal para que o empresário entenda todas as etapas de envio da documentação

Agora que você já sabe deste serviço, conte com o Grupo BMPC para realizar a sua mensageria eSocial e tenha foco para outras questões administrativas.

 

Compartilhe

Quer criar um ambiente de trabalho mais saudável, seguro e propício ao sucesso?

Artigos Sugeridos

Amplie seu conhecimento sobre Saúde e Segurança Ocupacional.

PCMSO é um programa indispensável na prevenção das doenças ocupacionais

A Direção defensiva alerta para a responsabilidade no sentido dos

Fundamental para empresas de todos os tamanhos e atuações, a