Atualização do PPRA: Quando agir para evitar problemas

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Programa precisa de atualização anual, principalmente depois das exigências referentes à COVID-19

 

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) é inteiramente indispensável para empresas que desejam preservar a saúde e integridade dos trabalhadores. Principalmente se falarmos da antecipação, reconhecimento e avaliação dos riscos ambientes existentes ou que possam vir a existir.

Atualização do PPRA deve ser feita sempre que necessário

Regulamentado pela NR9, o PPRA deve ser atualizado com frequência anual ou sempre que necessário. Veja, o ambiente de trabalho muda constantemente, sendo assim, é imprescindível que a atualização do Programa seja realizada na mesma velocidade de tais mudanças. Veja o que diz a Norma Regulamentadora:

“a) alterações no processo ou métodos de trabalho, tais como modificações, ampliações e novos projetos; nesse caso, além do documento-base, o levantamento ambiental deverá ser refeito, pois as intensidades dos agentes físicos e/ou concentrações dos agentes químicos poderão ser alteradas; 

  1. b) no caso da implementação de medidas de ordem geral (EPC) ou alterações no ciclo trabalho-descanso, um novo levantamento ambiental se faz necessário para comprovar a eficácia das medidas implementadas em atenuar a exposição aos agentes nocivos.”

 

Por que atualizar o PPRA?

Bem, o ambiente de trabalho muda constantemente. Diante deste cenário, quando uma empresa está regularizada ela consegue respaldo jurídico para quaisquer acidentes que venham a acontecer.

Agora, caso alguma questão seja ou esteja falha, a empresa pode arcar com problemas sérios, que mexem tanto no caixa quanto na estrutura empresarial.

Atualizar o PPRA é mais uma segurança tanto para o empregado quanto para o empregador. Então, observe se na sua empresa isso tem sido feito sempre que necessário.

Etapas do PPRA

  • Dados extraídos da NR9 para desenvolver o PPRA:
  • Antecipar e reconhecer riscos
  • Estabelecer as prioridades e metas de avaliação e controle
  • Avaliar riscos e exposição dos trabalhadores
  • Implementar medidas de avaliação

Quando atualizar o PPRA

O PPRA deve ser atualizado, ao menos, 1 vez por ano ou sempre que houve necessidade:

  • Alteração em ambiente de trabalho
  • Tempo de exposição ao risco
  • Mudança de concentração de riscos
  • Substituição de máquinas e equipamentos
  • Adoção ou alteração de tecnologia protetiva

Quem valida o PPRA?

Ao fazer o update do documento no eSocial é preciso que ele siga com uma análise exata e completa sobre os riscos aos quais os colaboradores estão expostos (se houver). Essa análise deve estar assinada e reconhecida por um médico responsável.

Do PPRA ao PGR

É importante ressaltar que houve uma mudança neste caminho de validações. O PGR é uma ferramenta gerencial e que foi sancionada em 2020. Contudo por questões burocráticas o PGR começou a valer apenas em 2022.

O PGR trará mais economia às empresas, é menos burocrático em sua implementação e terá um programa de validação maior que os anteriores (obrigatoriedade de até 3 anos). Além disso, todas as atualizações deverão ser realizadas digitalmente, o que facilita o processo de normatização.

 

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